Como organizar uma rotina de estudos?

Eu ando tão assoberbado de trabalho + especialização + faculdade que precisei de um help da minha prima e orientações para dar uma organizar uma rotina de estudos para mim.

A minha prima Carlinha é gente como a gente, trabalha e estuda, o que eu mais gosto nela é que ela consegue organizar as duas coisas de um modo que eu nunca consegui, mas acabou congelando seu blog para priorizar a faculdade daí as vezes ela escreve aqui com dicas ótimas! A gente agradece!

Como organizar uma rotina de estudos?

Quem esta maluco com faculdade, trabalho, vida social e familiar levanta a mão! \o/

Como organizar uma rotina de estudos?

Aposto que não sou só eu e a minha prima que estamos assim, realmente é muito difícil conciliar tudo ao mesmo tempo. Eu tenho grandes dificuldades em achar um tempinho pra estudar, por isso dou meus pulos aqui e utilizo de algumas técnicas que quero dividir com vocês.

Organizar seus horários: A melhor maneira de se organizar horários é utilizando uma planilha simples e colocando tudo que tem seu horário fixo anotado. Ex.: trabalho, aulas, almoço, higiene. Assim você terá controle do tempo livre para estudar.

Anote tudo que deve ser feito: Eu utilizo varias ferramentas para isso, agendas, calendários e listas. Tenho sempre anotado: trabalhos a serem feitos, exercício a ser entregues, matérias que peguei emprestado, datas de provas e o que mais achar necessário.

Eu utilizo tudo isso tanto para as coisas da faculdade como pessoais ou de trabalho, somente faço anotações com cores diferentes. Sempre que uma tarefa é realizada coloco um OK ao lado. Só assim pra eu não esquecer de fazer um trabalho ou devolver o material de alguém.

To do list – lista de coisas a fazer

Esse é um modelo bem simples para anotar o que deve ser feito. O uso de agendas também é muito bom e recomendo muito a Agenda do Google, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Tenha sempre seus materiais organizados: organização é tudo para quem não tem muito tempo a perder. Deixe sempre separados em pastas todo e qualquer material da faculdade. Eu, por exemplo, utilizo pastas com divisórias pra separar cada matéria. Tenho também uma pasta com materiais dos bimestres passados, isso tudo muito bem identificado.

Tenha sempre algum material durante o dia: sabe aquela fila do banco que nunca anda? Aquele trajeto casa/trabalho/faculdade que você fica no ônibus fazendo nada? Transforme esse tempo em tempo de leitura, tenha sempre o que ler em mãos… Isso ajuda muito e não toma seu tempo de estudo.

Prestar atenção redobrada nas aulas e anotar tudo: essa eu considero uma das coisas mais importantes. Eu adoro o post-it  para destacar assuntos importantes e marcar páginas importantes. É muito mais fácil estudar algo que você já sabe ou aprendeu dentro de sala.

Organizar-se e planejar seu tempo são a chave para conciliar estudo e trabalho.

Espero que tenham gostado e que façam bom uso das dicas!